Equipamento passa a integrar o programa e visa ampliar atendimentos na saúde para zerar a fila de espera por exames
A Caravana da Saúde, programa lançado em janeiro pelo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), para zerar as filas de espera por exames e consultas passa a contar com um importante reforço: a partir da terça-feira (06), a Carreta da Ressonância Magnética vai permanecer por 90 dias na Esplanada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, Centro), realizando em média 45 exames por dia.
O equipamento foi contratado para atender tanto a demanda represada, de mais de 6.000 exames, quanto o volume que tem sido gerado pelos atendimentos da própria Caravana da Saúde, agora que a população passou a ser atendida com mais agilidade.
Os atendimentos serão com hora marcada, no mesmo modelo de funcionamento das Carretas da Tomografia sem contraste e de ultrassom, que também realizaram atendimentos para zerar as filas.
“A Carreta da Ressonância vem para reforçar o trabalho da Carreta da Saúde. Muitas pessoas têm sido atendidas aos sábados, domingos, e agora será a vez de realizar o exame de ressonância, com horário marcado, das 7h às 22h, de segunda a segunda, porque aqui o trabalho não para”, afirmou Marcelo Lima, que vistoriou as instalações do equipamento nesta segunda-feira (05).
O secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn, destacou que em quatro meses, dos mais de 95 mil procedimentos que aguardavam para serem efetivados, entre consultas e exames, 84% já foram solucionados.
“Não dá para fazer as coisas da noite para o dia, porque precisa de gestão, planejamento, organização e respeito com o recurso público. Já tivemos a carreta da tomografia sem contraste, do ultrassom, e agora da ressonância, para ir atacando cada vez mais essa fila e não deixar outras se formarem”, pontuou.
ESTRUTURA
A Carreta da Ressonância Magnética é um equipamento moderno, já bastante utilizado no exterior. Apesar de ser uma estrutura metálica, a carreta tem dentro dela uma cabine blindada, exatamente igual a uma clínica ou hospital. Dentro desse espaço é feito isolamento, de forma que o magneto, que é o ímã da ressonância magnética esteja isolado e possa funcionar de maneira segura.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.