Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 5 de Maio de 2025

Política
>
Novidade
Linha 10 terá cinco estações construídas no Grande ABC

Concessão do serviço prevê quatro reconstruções na região e mais uma completamente nova, a parada ABC, com a futura Linha 14

Bruno Coelho
05/05/2025 | 07:38
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC


Única ligação entre o Grande ABC e São Paulo sobre trilhos, a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá cinco novas estações na região a partir da concessão do ramal para a iniciativa privada. De acordo com os anexos disponibilizados pela SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado), quatro delas serão reconstruídas: Prefeito Saladino, Utinga - ambas prevendo alteamento da linha férrea -, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Por sua vez, a Estação ABC seria a nova parada do eixo, onde está prevista a transferência para a futura Linha 14-Ônix.

Segundo proposta da SPI, a Linha 10-Turquesa terá a construção e reconstrução do total de nove estações, ao longo trajeto entre a região e a Capital, com acréscimo de mais três paradas: Bom Retiro (entre Luz e Palmeiras Barra-Funda), São Carlos-Mooca (entre Juventus-Mooca e Ipiranga), e ABC (Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava). Desse modo, o ramal passaria de 14 para 17 paradas, embora não haja estipulação de prazos, por parte do Estado, para a futura concessionária. 

No Grande ABC são projetadas as demolições das estações Utinga e Prefeito Saladino, para a reconstrução de novas paradas, com alteamento das vias permanentes e ambas com plataformas centrais, ao invés das laterais atualmente existentes. 

Com a elevação dos trilhos a partir das novas intervenções, é possível vislumbrar o fim de um grande problema hoje recorrente na Linha 10-Turquesa, que é o alagamento da via justamente nessa região em meio a fortes chuvas, situação que geralmente resulta na paralisação na circulação dos trens.

Esperada para ser erguida próxima à antiga Parada Pirelli - desativada em 2006 -, a Estação ABC conectará a Linha 10-Turquesa com a Linha 14-Ônyx de VLT (veículo leve sobre trilhos), a ser responsável pela interligação entre Santo André e Guarulhos, cortando a Zona Leste de São Paulo.

A Estação ABC receberá requalificação da área do entorno com um novo sistema viário de apoio, espaço para embarque e desembarque de veículos, paisagismo e áreas para empreendimentos associados. Uma das saídas será voltada para a Avenida dos Estados, ao norte da faixa ferroviária e do futuro pátio da Linha 20-Rosa de metrô, eixo metroviário entre Santo André e Santa Marina, Zona Oeste de São Paulo.

Inaugurada em 1885, a Parada Ribeirão Pires tornou-se uma estação em 1900 e foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) no ano de 2010. Por essa razão, uma nova estrutura é prevista, ao lado do Terminal Rodoviário da cidade, a uma distância aproximada de 85 metros do atual ponto.

Rio Grande da Serra passa por situação semelhante e, portanto, terá uma estação reconstruída a uma distância aproximada de 180 metros, sentido Luz, da atual parada, por motivos operacionais e em função da segregação da via de carga da MRS. O futuro espaço ficará ao lado da estação de ônibus da cidade, em obras neste momento. 

A PPP (Parceria Público-Privada) da Linha 10-Turquesa também prevê a compra de 16 novos trens, com operação entre o 39º e o 54º mês de concessão. O edital do ramal em conjunto com a Linha 14-Ônyx deve ser lançado no segundo semestre, com leilão aguardado ainda para este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.